terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Call for Papers Colóquio Internacional "A diplomacia e a aristocracia como promotores da música e do teatro na Europa do Antigo Regime"



Call for Papers
COLÓQUIO INTERNACIONAL

A diplomacia e a aristocracia como promotores da música e do teatro na Europa do Antigo Regime

Palácio Nacional de Queluz (1-3 Julho, 2016)

Organização:
Divino Sospiro - Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (CEMSP)
Comissão Científica:
Manuel Carlos de Brito (Portugal), Francesco Cotticelli (Itália), Cristina Fernandes (Portugal), Paologiovanni Maione (Itália), Iskrena Yordanova (Bulgária)
Keynote-speakers:
Francesco Cotticelli (Seconda Università degli Studi, Nápoles)
Helen Geyer (Institut für Musikwissenschaft, Weimar)

O CEMSP organiza entre dos dias 1 e 3 de Julho de 2016, no Palácio Nacional de Queluz, o Congresso Internacional A diplomacia e a aristocracia como promotores da música e do teatro na Europa do Antigo Regime, com o qual se pretende desenvolver o diálogo em torno da densa rede criada pelas relações diplomáticas entre as cortes europeias e as casas aristocráticas. As sedes dos ministros plenipotenciários e de outros agentes diplomáticos eram frequentemente postos avançados para fornecer informações úteis sobre a actividade cultural nos países estrangeiros. Através dos caminhos percorridos pela correspondência, definiam-se por vezes estratégias artísticas destinadas a deixar a sua marca na história das artes, em especial no campo da música e do teatro. Os embaixadores favoreciam e promoviam carreiras, assinalavam e forneciam repertórios destinados a ser emulados ou interpretados perante novas audiências e facilitavam viagens, assegurando digressões lucrativas e vantajosas. Patrocinavam criadores e intérpretes extraordinários e protegiam com a sua autoridade uma série de profissionais das artes cénicas. Eram ainda observadores atentos da vida cultural e dos espectáculos dos países onde residiam, transmitindo notícias preciosas.
Uma meta essencial do congresso será a de centrar a atenção sobre as ligações europeias da corte portuguesa no âmbito do circuito musical do século XVIII. As grandes ocasiões festivas e a circulação de tramas e expoentes teatrais favorecidos pelas conexões políticas e diplomáticas serão igualmente objecto de investigação.
Convidam-se os estudiosos a apresentar propostas individuais de comunicações com a duração máxima de 20 minutos. Serão também admitidos painéis temáticos, constituídos por 3 ou 4 comunicações, cuja duração total não deverá exceder 1h30.
Línguas oficiais: Português, Inglês, Italiano e Espanhol.

Os abstracts, em formato Word (.doc), deverão ter a extensão máxima de 300 palavras e ser acompanhados, no mesmo documento, por um breve curriculum de 150 palavras. A proposta deve ser acompanhada pelo nome, apelido, endereço postal, e-mail e telefone do candidato/a, bem como da afiliação institucional.
Os abstracts deverão ser submetidos até 15 de Abril de 2016.
E-mail: cemsp@sapo.pt
A comissão científica examinará as propostas até 30 de Abril de 2016 e comunicará os resultados de seguida.

Sem comentários:

Enviar um comentário